Notícias

USUCAPIAO EXTRA JUDICIAL- PELO NOVO CPC

23/01/2016 - USUCAPIÃO

Usucapião Extrajudicial: Requisitos e Procedimento

 

O artigo 1.071 do Novo Código de Processo Civil alterou a Lei Federal no 6.015/1973 (Lei de Registros Públicos), acrescentando o artigo 216-A ao referido diploma. Verbis:

 

Art. 1.071. O Capítulo III do Título V da Lei no 6.015, de 31 de dezembro de 1973 (Lei de Registros Públicos), passa a vigorar acrescida do seguinte art. 216-A:

“Art. 216-A. Sem prejuízo da via jurisdicional, é admitido o pedido de reconhecimento extrajudicial de usucapião, que será processado diretamente perante o cartório do registro de imóveis da comarca em que estiver situado o imóvel usucapiendo, a requerimento do interessado, representado por advogado, instruído com:

I - ata notarial lavrada pelo tabelião, atestando o tempo de posse do requerente e seus antecessores, conforme o caso e suas circunstâncias;

II - planta e memorial descritivo assinado por profissional legalmente habilitado, com prova de anotação de responsabilidade técnica no respectivo conselho de fiscalização profissional, e pelos titulares de direitos reais e de outros direitos registrados ou averbados na matrícula do imóvel usucapiendo e na matrícula dos imóveis confinantes; III - certidões negativas dos distribuidores da comarca da situação do imóvel e do domicílio do requerente;

IV - justo título ou quaisquer outros documentos que demonstrem a origem, a continuidade, a natureza e o tempo da posse, tais como o pagamento dos impostos e das taxas que incidirem sobre o imóvel.

  • 1º O pedido será autuado pelo registrador, prorrogando-se o prazo da prenotação até o acolhimento ou a rejeição do pedido.
  • 2º Se a planta não contiver a assinatura de qualquer um dos titulares de direitos reais e de outros direitos registrados ou averbados na matrícula do imóvel usucapiendo e na matrícula dos imóveis confinantes, esse será notificado pelo registrador competente, pessoalmente ou pelo correio com aviso de recebimento, para manifestar seu consentimento expresso em 15 (quinze) dias, interpretado o seu silêncio como discordância.
  • 3º O oficial de registro de imóveis dará ciência à União, ao Estado, ao Distrito Federal

e ao Município, pessoalmente, por intermédio do oficial de registro de títulos e documentos, ou pelo correio com aviso de recebimento, para que se manifestem, em 15 (quinze) dias, sobre o pedido.

  • 4º O oficial de registro de imóveis promoverá a publicação de edital em jornal de grande circulação, onde houver, para a ciência de terceiros eventualmente interessados, que poderão se manifestar em 15 (quinze) dias.
  • 5º Para a elucidação de qualquer ponto de dúvida, poderão ser solicitadas ou realizadas diligências pelo oficial de registro de imóveis.
  • 6º Transcorrido o prazo de que trata o § 4º deste artigo, sem pendência de diligências na forma do § 5º deste artigo e achando-se em ordem a documentação, com inclusão da concordância expressa dos titulares de direitos reais e de outros direitos registrados ou averbados na matrícula do imóvel usucapiendo e na matrícula dos imóveis confinantes, o oficial de registro de imóveis registrará a aquisição do imóvel com as descrições apresentadas, sendo permitida a abertura de matrícula, se for o caso.
  • 7º Em qualquer caso, é lícito ao interessado suscitar o procedimento de dúvida, nos termos desta Lei.
  • 8º Ao final das diligências, se a documentação não estiver em ordem, o oficial de registro de imóveis rejeitará o pedido.
  • 9º A rejeição do pedido extrajudicial não impede o ajuizamento de ação de usucapião.
  • 10. Em caso de impugnação do pedido de reconhecimento extrajudicial de usucapião, apresentada por qualquer um dos titulares de direito reais e de outros direitos registrados ou averbados na matrícula do imóvel usucapiendo e na matrícula dos imóveis confinantes, por algum dos entes públicos ou por algum terceiro interessado, o oficial de registro de imóveis remeterá os autos ao juízo competente da comarca da situação do imóvel, cabendo ao requerente emendar a petição inicial para adequá-la ao procedimento comum.”

           

Vislumbra-se, aqui, uma nova forma de reconhecimento de domínio por usucapião a qual, observados os seus requisitos, independe de processo judicial para a sua concessão.

A primeira observação a ser feita é a de que o procedimento administrativo de reconhecimento da usucapião não é obrigatório, ou seja, é uma faculdade do suposto usucapiente que, se entender conveniente, poderá optar pela via judicial.




Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/usucapi%C3%A3o-extrajudicial-requisitos-e-procedimento-luis-felipe-dib

Outras Notícias

IVAR, USO OBRIGATÓRIO OU NÃO?

O locatário pode exigir a aplicação do novo índice IVAR no seu contrato de aluguel? O início de uma relaç...

QUAL A DIFERENÇA DE AVERBAÇÃO E REGISTRO NOS NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS?

QUAL A DIFERENÇA ENTRE AVERBAÇÃO E REGISTRO? Recebo muitos colegas com dúvidas sobre esse assunto, afinal o que difer...

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA ADMINISTRAÇÃO DE IMÓVEIS

https://plantaoenfoco.com.br/cidades/vantagens-e-desvantagens-no-aluguel-direto-com-o-proprietario/

REPAROS NO IMÓVEL, QUEM PAGA LOCADOR OU LOCATÁRIO?

DURANTE A LOCAÇÃO- QUEM PAGA OS CONSERTOS NO IMÓVEL? Muitas são as duvidas sobre quem deve ser o responsáv...

INVENTARIO EXTRA JUDICIAL

Como fazer o inventário no cartório Como Fazer o Inventário no cartório – vários de meus leitores me ...

Venda de Imóvel em Inventário

Eu e meus três sobrinhos herdamos um sítio quando meu pai faleceu em 2006. O processo está em vias de conclusão na Vara de ...

Certidão Negativa de Débitos

Adquiri um terreno em Saquarema. Ao dar entrada na escritura, foi exigida a apresentação da certidão negativa de débitos. ...

Período de Locação

Residuo numa casa e, nos fundos do meu terreno, tenho dois pequenos apartamentos conjugados que quero alugar. É necessário fazer contrat...

Contagem para Lucro Imobiliário

Acabo de vender um apartamento cujo sinal foi dado em outubro de 2013 e o financiamento só saiu em Janeiro de 2014. Sei que tenho 180 dias para...

Desfazendo o Negócio

COMPREI UM IMÓVEL NA PLANTA E FIZ FINANCIAMENTO COM A CONSTRUTORA EM 24 MESES, ANTES DE FECHAR COM O BANCO. JÁ PAGUEI 16 PRESTAÇ&...
Informe o número correto
icone-whatsapp 1
redesp_facebook.pngredesp_instagram.png
Quem Somos

ENB Imóveis
Rua Luiz Leopoldo F. Pinheiro n. 551 - Sala 904- Centro - Niterói /RJ CEP: 24030-127
Telefone: (21) 98176-6856   (21) 97241-5427
 

Contato

  https://www.google.com.br/maps/place/R.+Luiz+Leopoldo+Fernandes+Pinheiro,+551+-+Centro,+Niter%C3%B3i+-+RJ,+24030-127/@-22.8938506,-43.1220365,17z/data=!3m1!4b1!4m6!3m5!1s0x9983c3b6d43825:0x12b3a43867c

  (21) 98176-6856 (21)97241-5427

  Segunda a Sexta das 09:30 às 18hs

  Fale Conosco

  Política de Privacidade

www.enbimoveis.com © 2024. Todos os direitos reservados.
Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias